AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura
Organização Social de Cultura

A Cidade em 4 Tempos, o novo projeto cultural da AFAC

A Cidade em 4 Tempos, o novo projeto cultural da AFAC

Começou na quinta-feira (27) às 19h o primeiro de quatro encontros que serão realizados até o aniversário de São José dos Campos, nomeados A Cidade em 4 Tempos – projeto que objetiva fazer um panorama sobre a formação do munícipio e reflexões sobre a cidade do futuro, através de diálogos construtivos com especialistas e convidados.

O tema do primeiro encontro A Cidade em 4 Tempos foi Vicentina 93 anos , Saúde e Cidade: do Período Sanatorial aos dias de hoje. Para dialogar sobre como a aproximação de desenvolvimento urbano e saúde aconteceram no início do século XX e voltam a se articular nos dias atuais, o Parque convidou o médico especialista em pneumologia e tisiologia, com doutorado em saúde pública pela USP, Douglas Carlyle Belculfiné; o arquiteto e urbanista Ademir Pereira dos Santos, vencedor de dois prêmios Jabuti, o primeiro lugar na categoria Projeto Gráfico e o terceiro lugar na categoria Arquitetura e Urbanismo; e a médica infectologista, doutora em medicina preventiva e Paula Vilhena Carnevale Vianna, pesquisadora do Programa de Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba (Univap).

Com o tema São José dos Campos das Ciências, Tecnologias e Inovação, a segunda edição de A Cidade em 4 Tempos apresentou um diálogo sobre sua tradicional identidade tecnológica e inovadora de SJC. Nas últimas décadas, as transformações tecnológicas tem sido avassaladoras, com impacto profundo nas relações sociais e em todas as esferas da vida nas cidades. Para protagonizar este diálogo construtivo, o projeto recebeu o Prof. Marco Antônio Raupp, Ex-Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação e atual diretor do Parque Tecnológico de São José dos Campos, graduado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, doutor em matemática pela Universidade de Chicago e livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP); e o Prof. Dr. Anderson Ribeiro Correia, Reitor do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica, que possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1998), mestrado em Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2000) e doutorado em Engenharia de Transportes - University of Calgary (2004).

A mediação dos encontros é realizada pela diretora da AFAC e gestora do Parque Vicentina Aranha Angela Maria Tornelli Ribeiro.

As duas próximas edições de A Cidade em 4 Tempos ocorrerão nos meses de junho e junho. 

 

Matéria da Band Vale sobre o segundo encontro "A Cidade em 4 Tempos"

http://www.band.uol.com.br/tv/vale/bandcidade/video/LLQqMM8-RWY/band-cidade-1-edic-a-o-19-05-2017-parte-02.html

 

Matéria do Jornal O Vale sobre o primeiro encontro "A Cidade em 4 Tempos"

http://www.ovale.com.br/_conteudo/2017/04/viver/2865-parque-vicentina-aranha-a-cura-como-vocacao-primaria.html

Data: 25/05/2017

Voltar

Facebook AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura

© 2017 | AJFAC - Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura - Todos os direitos reservados

Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyana, São José dos Campos - SP, 12.209-530
Telefone: (12) 3911-7090 | E-mail: contato@ajfac.org.br

Criado com carinho por: Sites & Cia