AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura
Organização Social de Cultura

Destine parte do seu Imposto de Renda para o Restauro do Parque Vicentina Aranha

Já pensou se fosse possível que parte do seu Imposto de Renda devido, que vai para o Governo Federal, fosse investido em um projeto da sua cidade?

Na verdade, isso é possível desde 1991! Através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet – Lei n° 8.313/91, art. 18), todo contribuinte pessoa física ou pessoa jurídica que declara o seu IR pelo formulário completo pode reverter parte de seu Imposto de Renda devido a uma atividade cultural de sua escolha, apoiando iniciativas e as ações regionais.

O Parque Vicentina Aranha possui projetos aprovados na Lei Rouanet!

Até o dia 28 de dezembro é possível fazer a destinação de parte do Imposto de Renda para o Projeto de Restauro e Reabilitação do Pavilhão Marina Crespi (PRONAC 160302). O Parque ocupa uma área de 84.500 m² na região central, sendo referência em cultura e qualidade de vida. Oferece uma programação mensal e gratuita à população com mais de 30 atividades para todas as idades nas áreas de música, teatro, cinema, exposições, literatura, oficinas, qualidade de vida, artesanato, entre outras. O restauro do Pavilhão Marina Crespi possibilitará a ampliação das atividades culturais à população e preservação da história de um dos mais importantes patrimônios do Vale do Paraíba.

O procedimento para fazer a doação é simples. A contribuição é feita por boleto bancário ou depósito direto na conta do projeto, que é auditada pelo Ministério da Cultura. A entidade beneficiada emite um recibo de mecenato referente ao valor de contribuição. Com esse recibo, no ano seguinte, o valor da contribuição deverá ser informado no preenchimento da declaração de IR, consequentemente, abatido no cálculo final do imposto.

Ao escolher o destino da sua doação, o contribuinte garante que o projeto de sua escolha será apoiado, lhe permitindo fiscalizar a gestão desse recurso público e que ainda renderá um retorno direto para sua região. Assim parte do IR permanece na cidade, apoiando um projeto cultural que é patrimônio da região, como o Parque Vicentina Aranha!

Em 2017, a AFAC – Associação para o Fomente da Arte e da Cultura, gestora da OSSJC e do Parque Vicentina Aranha, também participa da campanha #DoaSãoJosé, realizada no município pelo Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos. O #DiadeDoar é uma grande campanha para promover a cultura de doação no Brasil e no mundo. Trata-se de uma mobilização nacional para um país mais generoso e solidário, em especial para com as organizações da sociedade civil. No domingo (26) das 09h às 13h, o Parque Vicentina Aranha recebe as cerca de 40 instituições participantes para uma manhã de doação e esclarecimentos aos interessados em apoiar.

 

COMO FUNCIONA E QUEM PODE APOIAO UTILIZANDO A LEI ROUANET?

Pessoa física que declare o IR no modelo completo pode deduzir até 6% do IR devido ao ano, sem prejudicar a dedução de gastos com saúde e educação.
Pessoa jurídica que tenha obtido lucro real pode deduzir até 4% do IR devido ao ano.

 

 O procedimento é simples!

1)      Preencha a ficha de adesão pessoalmente no Parque Vicentina Aranha ou diretamente no site www.pqvicentinaranha.org.br

2)      A AFAC, gestora do Parque, enviará para você o boleto (s) com o valor e vencimento (s) escolhidos por você.

3)      No início de 2018, a AFAC emite um recibo de mecenato referente ao valor de contribuição. Com esse recibo, no ano seguinte, o valor da contribuição deverá ser informado no preenchimento da sua declaração de IR, consequentemente, abatido no cálculo final do imposto.

4)      Pronto! Assim você garante que parte do seu IR fique na nossa região!

 

Para saber qual valor corresponde a 6% do IR devido, você pode se basear na sua declaração em anos anteriores ou fazer uma simulação no site da Receita Federal http://www.receita.fazenda.gov.br.

 Ainda dá tempo de colaborar!

Via Boleto bancário – a doação precisa ser feita até 20.12.17
Via Depósito bancário – a doação precisa ser feita até 28.12.2017

 

Plantão de Dúvida e Apoio do #DoaSãoJosé
Data: 26/11 (domingo) | Horário: 09h às 13h | Local: Parque Vicentina Aranha



Plantão de Dúvida e Apoio do Parque Vicentina Aranha:
Data: 17/12 (domingo) | Horário: 09h às 13h | Local: Parque Vicentina Aranha

Informações: (12) 3911 7090

Data: 21/11/2017

Voltar

Facebook AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura

© 2017 | AJFAC - Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura - Todos os direitos reservados

Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyana, São José dos Campos - SP, 12.209-530
Telefone: (12) 3911-7090 | E-mail: contato@ajfac.org.br

Criado com carinho por: Sites & Cia