AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura
Organização Social de Cultura

Aniversário de 94 anos do Vicentina recebe 25 mil pessoas.

Aniversário de 94 anos do Vicentina recebe 25 mil pessoas.

 No dia 27 de abril, o Parque Vicentina Aranha completou 94 anos e, para celebrar a data, a AFAC preparou uma programação especial nos dias 20, 21 e 22 de abril. Música clássica, contemporânea e um encontro com Leandro Karnal atraíram cerca de 25 mil pessoas ao Parque. 

A Programação Especial de Aniversário do Vicentina começou na sexta-feira (20) às 19h com um entrelace de estilos brasileiros em um emocionante concerto dentro da Capela Sagrado Coração de Jesus com o Quarteto Iapó. A energia do blues de Adriano Grineberg invadiu a segunda noite do Aniversário em um show ao ar livre no sábado (21) às 19h. Com mais de vinte anos de carreira, Adriano Grineberg é considerado um dos maiores músicos de blues contemporâneo do Brasil. Para o show no Parque, o Quarteto Adriano Grineberg formado por Adriano Grineberg (piano e Voz), Fabá Jimenez (guitarra), Rodrigo Jofré (baixo) e Marco da Costa (bateria), recebeu a cantora Graça Cunha (ex-integrante da banda do programa “Altas Horas”) para uma apresentação especial.

Leandro Karnal, um dos mais importantes historiadores brasileiros da atualidade, abriu a programação do último dia do Aniversário de 94 Anos do Vicentina com uma palestra ao ar livre no domingo (22) às 10h. Com o tema Protagonismo – Onde eu quero estar quando o futuro chegar?, a palestra com o professor Leandro Karnal tratou dos valores do indivíduo neste mundo, seu protagonismo e sua capacidade de interferência, sua estratégia e suas relações com as variáveis em questão. O encontro foi um presente do Colégio Poliedro a cidade, comemorando 25 anos de história junto à programação de Aniversário do Vicentina. 

Logo após a palestra, o pianista, arranjador, compositor e multi-instrumentista André Mehmari apresentou o show de encerramento do Aniversário de 94 anos do Vicentina. Músico de destaque no cenário nacional, André Mehmari é autor de composições e arranjos para algumas das formações orquestrais e câmera mais expressivas do país, como OSESP, Quinteto Villa-Lobos, OSB, Quarteto de Cordas da Cidade de S.P, entre outros. O pianista também convidou para uma participação a cantora Ná Ozzetti, com quem lançou em 2005 um CD e um DVD com um sublime duo de piano e voz. Com mais de 30 anos de carreira Ná Ozzetti é uma das maiores intérpretes da música brasileira. Ao longo de sua carreira participou de projetos com outros artistas, entre eles Zé Miguel Wisnik, Luiz Tatit, Suzana Salles, Itamar Assumpção, Zélia Duncan, Mônica Salmaso, Ivan Vilela, Kiko Dinucci, Rodrigo Campos, Romulo Fróes, Kristoff Silva.

Dando continuidade a composição das Cartografias Afetivas do Vicentina, que irão integrar de um material que será publicado no centenário do Parque, no final de semana do Aniversário de 94 anos foram realizadas intervenções propondo construções coletivas. Esse mapa vem sendo construído a partir de depoimentos dos visitantes que poderão dividir suas impressões sobre o Parque com convidados que fizeram uso de diferentes linguagens como a modelagem e o vídeo para traduzirem sentimentos. As cartografias afetivas buscam expor singularidades humanas que representam o vínculo que criamos nos territórios que percorremos. Os historiadores Maria Siqueira Campos e Fábio Bueno circularam pelo Parque durante o final de semana, colhendo declarações em formato audiovisual. As folhas de espécies do Vicentina foram registradas como digitais na Oficina de Folhagens Estampadas, ministrada por Ana Maria Bomfin Pitiu, formada em Desenho Industrial com po?s-graduac?a?o em Artes Plásticas e estudos em Arquitetura. Também compondo as Cartografias Afetivas, os figureiros do Projeto Santo de Casa apresentaram no sábado (21), a Vivência Modelando Figuras, Tecendo Memórias

Data: 23/04/2018

Voltar

Facebook AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura

© 2018 | AJFAC - Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura - Todos os direitos reservados

Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyana, São José dos Campos - SP, 12.209-530
Telefone: (12) 3911-7090 | E-mail: contato@ajfac.org.br

Criado com carinho por: Sites & Cia