AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura
Organização Social de Cultura

Parque Vicentina Aranha

A AFAC realiza desde 2011 a gestão e restauro do Parque Vicentina, em São José dos Campos/SP, com edificações de Ramos de Azevedo, é patrimônio tombado da década de 20, que funcionou até a os anos 80 como Sanatório para tratamento de tuberculose.

O Parque Vicentina Aranha possui 14 edificações (12 mil m² de área construída). Desde a entrada da AFAC no projeto, em 2011, três edificações já passaram por obras emergenciais de estrutura, alvenaria e cobertura. Em 2013, foi iniciada a obra de restauro integral do pavilhão Alfredo Galvão, que foi reinaugurado em 2014 e hoje abriga a exposição permanente “Cenários da Ocupação Humana em São José dos Campos”.  

A estratégia principal da AFAC no processo de restauro foi dar vida ao Parque, trazer público e promover sua ocupação. Para isso, uma série de atividades culturais foram implementadas e oferecidas gratuitamente à comunidade. Atualmente, o Parque recebe mensalmente uma média de 70 mil visitantes e possui uma programação mensal com cerca de 30 atividades, entre elas, Vicentina Qualidade de Vida, Biblioteca ao Ar Livre, Cinema no Parque, Cinema ao Ar Livre, Sala de Leitura, Música no Parque, Música na Capela, Exposições de Arte, Feira de Artesanato, Exposição de Orquídeas, Clube de Xadrez, Visita Monitorada, entre outras.

 

Parque Vicentina Aranha

Voltar

Facebook AFAC - Associação para o Fomento da Arte e da Cultura

© 2017 | AJFAC - Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura - Todos os direitos reservados

Rua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyana, São José dos Campos - SP, 12.209-530
Telefone: (12) 3911-7090 | E-mail: contato@ajfac.org.br

Criado com carinho por: Sites & Cia